Perguntas Frequentes [F.A.Q.]

talvez sua resposta esteja aqui

Afinal, o que você faz?

Basicamente, ligo palavras e ideias, buscando conectar gente: posso ajudar desde quem precisa escrever o roteiro de um evento até criar narrativas de marca coerentes. Enfim: todo tipo de help quando o assunto é palavra. Não importa o que seja, se você está com dificuldade de realizar algo ou finalizar alguma etapa porque "empaca" quando precisa tirar da cabeça algo para fazer acontecer, eu sou a pessoa que pode te ajudar.

Como posso confiar no seu trabalho?

Meu pai, que era um cara extremamente idôneo e levou muito bote na vida, sempre dizia: "Minha filha, a gente tem que tomar muito cuidado em quem confiar." Ele tava certo. E quando envolve money, tudo é mais complicado, né?! Então, o que tenho é minha promessa de que tudo que eu entregar é feito como se fosse para mim. Além, é claro, das referências de clientes que já confiaram e confiam até hoje em meu trabalho.

Quem são seus principais clientes?

Normalmente, tenho atendido marcas e empresas que passaram a fase inicial e turbulenta de todo negócio e agora buscam estruturar melhor sua comunicação para reforçar o valor da proposta de serviço ou produto. Mas já atendi até pessoas físicas em projetos muito loucos e legais, como escrever o roteiro de uma cerimônia e votos matrimoniais. Assim como também já criei materiais de veiculação interna para comunicar toda a equipe de uma marca sobre a próxima coleção. Ou seja: o meu negócio é escrever!

Tenho uma empresa e gostaria de fazer mudanças, você pode me ajudar?

Depende. Nesse caso, minha proposta é começarmos sempre...do começo. Nós marcamos uma conversa de no máximo uma hora, onde você vai me falar o que está te incomodando em relação à sua marca ou projeto. Assim, vou poder identificar se meus serviços se adequam ou recomendar o melhor caminho a seguir - assim como outros profissionais que podem realmente resolver os desafios que você está enfrentando ou vai enfrentar.

Você trabalha com branding?

Bom, vamos lá: branding é uma palavra bem bonita que, basicamente, significa todo o universo de coisas que podem ser usadas para significar e humanizar sua marca como sendo única. Isso faz com que as pessoas permitam que um espaço específico na cabeça delas seja ocupado por você, já que só você faz/comunica/entrega do jeito que ela precisa um determinado serviço ou produto. E uma parte fundamental do branding tem a ver com a comunicação. Além disso, recebo demandas em que a parte visual não está estruturada, e a mesma base que uso para elaborar aspectos de tom de voz e estilo de narrativa, por exemplo, podem ser aplicadas na questão estética. Então, sim, posso dizer que trabalho com branding.

Você faz traduções?

Não. Mas tenho parceiros habilitados que atuam comigo quando é necessário, fazendo a intermediação e garantindo a entrega uniforme e integral. Porém, se sua necessidade for única e exclusivamente a tradução, repasso as indicações para que vocês realizem o trabalho juntos.

Você trabalha com copy, UX writer e/ou SEO?

Bom, vamos lá: copy (copyright) é uma parte fundamental da escrita, principalmente em um mundo onde o consumo de informações é cada vez mais rápido. Então, sim. Eu uso técnicas clássicas de copy (como os gatilhos) buscando aumentar o envolvimento com a leitura e conduzir o usuário à conversão — embora isso fique mais evidente no caso de compras, é uma lógica que se aplica e se adequa facilmente em qualquer projeto. O SEO vai nessa mesma linha. Se o seu foco é explicitamente SEO, posso não ser a profissional ideal, porque meu negócio é produzir conteúdo massa. Mas eu sempre considero os parâmetros de SEO, porque pra mim isso não é opcional, conteúdo digital tem que ter para tentar sobreviver. Quanto a UX Writer, tive pouca vivência ainda, e tenho estudo para melhorar a aplicabilidade, então, estou aberta para conversarmos sobre!

Não era nada disso que você queria saber?! Eita, faz o seguinte >>